terça-feira, 6 de novembro de 2012

Torta de Maçãs - "Apple Pie"

Esta publicação tem uma dedicatória: para uma amiga de infância, na qual não vejo hà mais de 15 anos, mas que nos reencontramos por facebook. Ontem, ela de deu uma satisfação muito grande. Me contou que fez algumas das minhas receitas e que ficaram muito gostosas :)
Ela também me pediu uma receita de torta de maçãs, fácil, pois ela tem muitas em casa e não sabe o que fazer com elas ...rsrsrsrs. Por coincidência, "apple pie" é uma das minhas especialidades e que ainda não coloquei no blog.

Ela é fácil e deliciosa! É resultado de algumas receitas americanas um pouco modificadas ao meu gosto pessoal. Vamos lá pros ingredientes?

Massa ("Brise")
2 1/2 xic. de farinha de trigo
1/2 cc de sal 
200 g de manteiga gelada em cubos
1/2 xic. de água gelada
opcional: raspas de 1 limão (dá muito sabor!)

Recheio:
5 maçãs cortadas em meia lua ou cubos - tirar o miolo com sementes (prefiro às verdes, mas pode ser qualquer uma). Eu não tiro as cascas, mas compro maças orgânicas. 
1/2 limão espremido
1 xícara de açúcar (pode ser mascavo também, mas coloque 11/2 xic.)
1 cc de canela m po
1/2 cc de noz-moscada em po
umas 2 cs de manteiga em cubinhos
1/4 xícara de farinha de trigo
1 gema pra pincelar

Modo de Preparo:
  1. Coloque numa tigela a farinha, o sal e a manteiga gelada em cubos. Vá amalgamando tudo com as pontas dos dedos até deixar tudo como uma farofa bem fina. 
  2. Daí, vá colocando a água gelada, à colheradas, e amalgamando tudo com as mãos. 
  3. Acrescente as raspas de limão (se desejar) e amalgame tudo tudo atê adquirir uma massa lisa e macia.
  4. Embrulhe-a numa película transparente e deixe-a descansar na geladeira por uma hora, mínimo. 
  5. Enquanto isso, corte as maçãs `a sua preferência. Coloque os pedaços numa tigela (grande suficiente pra você misturar os ingredientes.
  6. Coloque o caldo de 1/2 limão, açúcar, canela, noz-moscada, farinha de trigo e misture tudo, até mesmo com as mãos, (além de relaxante, o resultado é bem melhor!) e reserve.
  7. Ascenda o forno a 180C.
  8. Passada uma hora mínimo (a massa pode estar em geladeira por ate 1 semana que não estraga!), pegue a massa e reparta-a em duas metades. 
  9. Escolha um refratário médio de vidro, loca ou metal (a que você tiver em casa).
  10. Uma metade você a abra inteira pra colocar como base na sua forma. A massa deve superar a forma por 1 cm mais ou menos. 
  11. Com um garfo, espete o fundo algumas vezes pra entrar ar enquanto estiver assando, e por fim, adquirir uma assadura mais uniforme.
  12. Finalmente, coloque as maças temperadas e salpique-as com cubinhos de manteiga.
  13. Agora, você pode abrir a outra metade de massa e colocar toda por cima, fazendo furinhos com garfo por cima também, ou abrí-la e cortá-la em tiras. 
  14. Se decidir fazer tiras, como faço eu, você vai colocando uma e outra intercalando posições, ou pode colocar todas as tiras horizontais e depois todas verticais....não e que faz muita diferença :)
  15. Dai,é só ir com o dedo nas bordas e girando tudo pra dentro. 
  16. Pincelar a massa com 1 gema.
  17. Assar por pelo menos 1 hora `a 1 1/2 hora, `a 180C. Até que a massa esteja bem dourada e que se possa ver que as maças já se caramelaram e fazem borbulhas.... hummmmmmm!!!!!
O perfume na casa e simplesmente maravilhoso!!!!! A melhor sensação do mundo!!!!! Você pode servir a torta com sorvete de creme ou não. Vai bem no cafe da manha, a tarde ou mesmo de noite, vendo um filminho :)

É bem mais saborosa quentinha, pois a manteiga derretida deixa a massa super saborosa e o recheio muito cremoso....mas `a temperatura ambiente também não e nada ruim :)  ...só não deixar na geladeira! Até parece que vai dar tempo de por na geladeira, rsrsrsr é tão boa que acaba rapidão!

A manteiga aqui é imprescindível, não pensar `as calorias! :)

Buon Apetito, 

Até a próxima!

M. R. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário