domingo, 25 de novembro de 2012

Carbonara!

Atendendo à mais um pedido, faremos uma Carbonara! Pra quem não sabe o que é, se trata de macarrão, ovo e bacon :) quer dizer... mais ou menos assim! A receita mais conhecida é, de fato essa, mas existem outras variações mais como no Brasil, por exemplo, que acrescentam a ervilha! Tudo bem, o que vale é a criatividade, mas se você quer aprender a verdadeira Carbonara romana, segue aqui :)

A minha pasta romana predileta! Dificilmente escolho outra quando vou às trattorias romanas :). No entanto, mesmo aqui em Roma, as carbonaras são um pouco diferentes entre um restaurante e outro. Alguns a fazem com "pancetta affumicata" (pancetta defumada), outros com "guanciale" (a bochecha do porco ), que é ainda mais cheio de gordura!). É importante lembrar que não só a carne tem sabor, mas a gordura também! Isso serve para todos os animais. Atenção que algumas gorduras são mais saborosas que outras, basta ter o conhecimento pra diferenciá-la.
Voltando ao "guanciale", ele é mais saboroso que a "pancetta", rendendo o prato com a cara da gastronomia romana: pesada mas saborosa!!!!

uma outra variação é o queijo. Vi muito nos EUA e no Brasil o uso de queijo parmesão ralado, ou até mesmo qualquer outro queijo.. mas na realidade, a Carbonara romana é feita com o pecorino romano, que particularmente, é muito mais gostoso!!!

Tem ainda uma ultima variação: o ovo. Tem quem faça a Carbonara com os ovos inteiros, ou seja clara e gema. A original e feita somente com as gemas :) - franquinho este prato heim? ta parecendo mais uma gemada salgada com macarrão e pedacinhos de bacon ... :)pois é mais ou menos isso mesmo!!!

Se você tem aquele receio do macarrão ficar com gosto de ovo ( no meu caso, é aquilo que gosto mais!), passe as gemas por uma peneira e elimine aquela película branca que não passará.

Bom, acho que passei informações suficientes sobre as variações da Carbonara romana, acho que agora podemos começar com "quella vera pasta alla carbonara"!

Receita pra dois:

2 ovos inteiros (ou 4 gemas)
150 grs. de "guanciale" em cubinhos
100 grs. de queijo pecorino, ralado finamente
200 grs. de um bom macarrão a sua preferencia (sim, porque a pasta em questão pode mudar todo o seu prato! escolha uma pasta de grão duro, de Bia qualidade e a prepare "al dente"!)

Modo de preparo:
Ponha a água pra ferver. Frite os cubos de "guanciale" até dourarem. Elimine a metade do óleo.
Bata os ovos (gemas) com um garfo. Adicione o queijo e misture.
Escorra o macarrão, mas reserve uma xic. daquela água.
Na panela do macarrão, com o fogo desligado, despeje o ovo/queijo e o "guanciale" sobre o macarrão e vá misturando tudo, delicadamente para nao quebrar a pasta. Se ficar muito seco, aos poucos, vá adicionando aquela água de cozimento que você reservou. O segredo e não deixar os ovos cozinharem... a pasta deve ter um aspecto cremoso... por isso você deve encontrar o equilíbrio entre o queijo, o ovo e a água :)

Não é difícil, depois de algumas vezes você acaba encontrando a maneira que você gosta mais. Às vezes, você prefere mais durinho, ou mais liquido... :)

Mas é boa demais!!!! Por que você também não experimenta fazer toda as variações que mencionei e quem sabe até adicionar a sua própria ???

ps: foto é uma Carbonara com trufas negras raladas por cima, espetáculo!!! ovo+trufas=combincaoperfeita

Só não deixem de fazer a original também ;)


Buon Apetito,

até a próxima!

M.R.



Nenhum comentário:

Postar um comentário