domingo, 11 de novembro de 2012

Suflê de Maçãs e Ricota


Acordei hoje com a geladeira meio vazia... preguiçosa... uma chuvinha lá fora...
Enfim, ví ovos e maçãs, farinha e açúcar eu sempre tenho, a canela em pó também....Ah! vi a metade de um pontinho de ricota que usei ontem pra 'bruschette" e imaginei um suflê express!!
Uma vez comi um suflê de ricota com calda de laranja... muito bom!

Esses dias ando vendo muita receita de suflês nos canais de culinária que assisto. A propósito, vi um de queijo e um outro de chocolate que me deixaram com água na boca!! Vou fazê-los logo logo, prometo!
Mas hoje, tive que fazer o tal suflê com os ingredientes que tinha à disposição... :) e saiu bem gostosinho!

Eu fiz um suflê médio.... você pode usar os pontinhos de suflê individual também. Esta receita da pra 3 pessoas tranqüilo.

*Unte o(s) seu(s) refratário(s) com manteiga. Pré-aqueça o forno à 180C.
Corte uma maçã em cubos e misture 2 cs de açúcar à sua preferencia (mascavo ou branco), canela à gosto e despeje-as no fundo do refratário. Bata 2 claras em com 1 piadinha de sal, quando quase em ponto de neve, acrescente aos poucos 3 cs de açúcar e reserve. Agora, bata 2 gemas com 3 cs de açúcar até ficar esbranquiçado. Acrescente aos poucos 2 cs de farinha de trigo cheias. Bata mais um minuto. Adicione 100 gr de ricota, e vá mexendo tudo de baixo pra cima, numa única direção, até incorporar a ricota ao composto, mas sem desmontá-la. Acrescente 1 cc de fermento em pó, a metade das claras em neve e 1 cc de canela em pó, incorporando tudo sempre da mesma maneira. Acrescente o resto das claras em neve e termine de incorporar tudo, delicadamente. Despeje a massa sobre as maçãs. Asse o suflê à 170C por mais ou menos 20 minutos. Você verá que se cria uma casca por cima bem dourada, como na foto `a cima. Sirva em seguida, quentinho :)

dicas:descobri que pra conseguir um suflê de casquinha crocante, molhadinho por dentro e que cresça no forno, precisamos ser delicado ao incorporar as claras, e a ricota neste caso. Por isso siga `a instruções de incorporação dos ingredientes `a risca :)

ps: na coluna do lado esquerdo do blog, tem um glossário com as medidas pra vocês. 

Buon Apetito,

Até a próxima!

M.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário