domingo, 18 de novembro de 2012

Pasta all'amatricciana- um clássico romano

Resolvi fazer uma batelada de receitas de pasta clássicas romanas. Macarrão é sempre bom e, percebi que atrai muito os olhos e o paladar dos meus leitores. Além do mais, não é um prato complicado, é rápido e econômico. Se vai à qualquer restaurante em Roma, lá estão estes pratos no menu. Pratos que podemos fazer em casa e sem muito esforço.
O segredo: ingredientes sempre de primeira para um resultado de primeira ;)

Então, já publiquei a "pasta al tonno", e hoje vou publicar a "pasta all'amatricciana" ( a preferida do meu noivo ).

Enquanto a água para o macarrão ferve, em uma frigideira funda, ponha um pouco de azeite e dois dentes de alho descascados e meio amassados. Uma cebola em cubos e 130 gr de"guanciale" defumado ( "pancetta" defumada ou bacon defumado em cubos também servem, em caso de não acharem os ingredientes originais). Não fritar, mas saltá-los até que a cebola esteja mole. Acrescente um copinho de 250 ml de polpa de tomate e mais um de água. Uma pitada de açúcar. Deixe ferver por uns minutos. Salgue a água do macarrão com sal grosso e jogue aquele que você preferir (sugestão: rigatoni, penne, bucattini) pra ferver. Tire os pedaços grandes de alho da frigideira (à este ponto, o alho já passou todo o seu sabor e perfume ao molho). Escorrer a pasta dois minutos antes do cozimento ideal e jogar em cima do molho. Vá girando a pasta pra melhor aderir o sugo. Dois minutos passados, desligue o fogo e acrescente salsinha fresca picada á gosto e 100 gr de queijo "pecorino" finamente ralado ( ou parmesão se "pecorino" não for possível). Misture tudo com delicadeza e sirva.

Ps: deixe sempre um pouco d'água do cozimento da pasta à disposição. Se por acaso no final, ainda na frigideira, você perceber que o macarrão está seco, vá acrescentando a água aos poucos até você adquirir aquela pasta molhadinha.... é importante que seja aquela água, pois ali contém o sal que você pois no começo e o amido da pasta cozida, que dará uma consistência ainda mais cremosa ao molho :)

O perfume é tão bom quanto o sabor!
Uma massa rica, de sabor intenso e persistente. Ótima para um jantar numa uma noite fresca, principalmente se acompanhada de uma bom vinho tinto com as suas mesmas características marcantes....
Quem sabe uns queijos e salames como aperitivo ????

Buon Apetito,

Até a próxima!

M. R.


Nenhum comentário:

Postar um comentário