sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tiramisu!!!!


Respondendo aos muitos pedidos, aqui está a receita do mais famoso doce italiano: O TIRAMISU!

Fácil e delicioso, você vai arrasar com os convidados se escolher o tiramisu de sobremesa...

A única desvantagem no Brasil, é que o potinho de 250gr de queijo cremoso "mascarpone" custa uns 30 reais no pão de açúcar! Apesar dos outros ingredientes serem bem econômicos, o tal "mascarpone" é bemmmm caaaaaro!

Aos meus leitores na Itália e USA, não terão problemas em encontrar o dito cujo por até €3 ou $4 .... quanto aos demais países, não tenho conhecimento :(

Se por acaso não o encontrarem ou não quiserem gastar tanto, substitua-o por "cream cheese" ou outro queijo cremoso parecido... mas, não garanto o mesmo efeito :)

Vamos lá???

Prepare umas 4 xícaras de café, forte. Adicione umas 4 cc de açúcar, e coloque o liquido dentro de uma tigelinha pequena pra esfriar (vamos usá-lo pra molhar os biscoitos "pavesini" depois). Eu gosto de adicionar um licor ou rum: uma 1/2 xic. de café.

ingredientes para o creme:
3 gemas
2 ovos inteiros
5 cs de açúcar
1 pote (250gr) de "mascarpone"/ "cream cheese"

*biscoitos "pavesini" ou champanhe sem açúcar (se não encontrarem o primeiro)
*chocolate amargo ralado pra finalizar :)

modo de fazer:
em uma tigela media, bata as 2 claras em neve, adicione 2 1/2 cs de açúcar aos poucos, até formar um merengue firme (pra ter certeza da consistência, vire a tigela de cabeça pra baixo, o merengue não deve mover-se).
Em outra tigela média, bata as 3 gemas e o restante do açúcar, até virar um creme esbranquiçado. Adicione o queijo cremoso e bata até obter a mesma consistência do merengue.


Agora, à colheradas, com uma espátula,vá amalgamando o merengue ao creme, com delicadeza... de baixo pra cima.


Terminado de amalgamar tudo, escolha corpinhos ou uma travessa pequena de vidro. Coloque a base de creme, molhe os biscoitos nos café (frio), rapidamente (senão se encharcam!), e faça a segunda camada de biscoitos. Daí, faça outra de creme, outra de biscoito, etc. Se regule pra terminar com o creme.



Termine com chocolate amargo ralado por cima, ponha pra gelar e, se a sua geladeira for boa, em uma hora o tiramisu esta pronto :))))



Gostaram!!??? A receita rende 6 porções pequenas ou um refratário pequeno.

Receita típica romana, aprendi fazer com a tia do meu noivo... é originalíssima :)
Aliás, uma das grandes qualidades da comida romana é que os pratos são simples, econômicos, mas muito saborosos!!!!

Buon Apetito,


Até a próxima,

M.R.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário