quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Curso de Degustação de Vinhos


Pois 'e, estou fazendo um curso de degustação de vinhos :) Não 'e novidade mas, eu adoro vinhos. No Brasil, não tinha o hábito de tomar vinho. Deve ser porque quando me mudei pros EUA, tinha uns 19 anos e não sabia nem beber de verdade ...rsrsrsrs 
   
                                    

Na Califórnia, conheci vinhos muito bons durante, principalmente, o período em que trabalhei em restaurantes; essa experiência me aproximou muito da enogastronomia. Pra quem não conhece, Napa Valley, ao norte de San Francisco, 'e uma região de vinhos excepcionais!

Depois que vim morar na Itália, conheci mais tipos de vinhos, suas uvas e historias. Viajei as diferente regiões, visitando diferente vinícolas e, degustando todos muitos vinhos. Me encantei com tudo isso mais ainda! 

Não há nada melhor que uma boa mesa de queijos, "affetatti" (frios como salame, prsciutto, etc) e "bruschette" com patês diversos; ou uma uma bela "pasta" feita em casa; ou ainda, uma bela carne ao forno com batatas e COM UM BOM VINHO TINTO!

Resolvi não só estudar culinária mas também me aprofundar sobre o vinho. Na verdade, gostaria de ter tido tempo de fazer o curso pra "Sommelier", mas este dura um ano! Em janeiro devo partir...
Então, me contentei com apenas 2 meses de curso de degustação do vinho, para melhor aprecia-lo e conhece-lo. 
Convidei uma querida amiga, Olga, pra fazer o curso comigo (achei mais divertido se o fizesse com uma amiga!). Porem, somos em 13 alunos no total. A primeira aula foi sobre a historia do vinho e a sua an'alise organol'eptica, que nada mais 'e que o reconhecimento das suas propriedades visuais, olfativas, gustativas e táticas.

Lição # 1: vinho 'e melhor conservado no escuro, em temperatura baixa (max. de 18C) e na umidade. Razão pela qual as adegas são subterrâneas....

Lição # 2: temos que "codificar" aquelas propriedades (visuais, olfativas, gustativas e táticas) para facilitar a identificação dos sabores existentes de um modo popular. Hil'ario foi saber que podemos até usar "códigos" como: "asfalto quente" rsrsrsrrsrsrsrsr ou "leiteira de gato" rsrsrsrs !
Como um vinho pode ter este aroma ou sabor? Ou, como sabemos o sabor dessas coisas?!
'E para acabar com piqui de Goias.... kkkkk...mas vamos lá... acho que entendi que o espirito da coisa 'e viajar... :)  e segundo o nosso "Sommelier", Fabrízio Russo, um bom vinho 'e aquele que nos transmite emoções... 


I. Visuais
Cor, limpidez e efervescência (espumantes)- também propriedade tática. 

Perlage e o termo usado para aquelas borbulhas de gás carbônico visíveis no vinho ou champanhe quando são servidos. Portanto, a analise deve ser feita da seguinte maneira: 
Existem poucas ou muitas borbulhas? As bolhas são finas? Grossas? Quanto persistente e a perlage? etc.

II. Olfativas
Intensidade, persistência do sabor, qualidade, descrição e sensores perceptivos (de flores, frutas, espécies, etc. e possíveis defeitos como por exemplo, cheiro da rolha, de mofo, de madeira, de ovo, etc.)

III. Gustativas
Estruturas em geral: acucar, acidez, tenacidade (tintos), porcentagem alcoólica, corpo, suavidade, intensidade, persistência, harmonia e qualidade.
Os vinhos tintos teem uma substancia chamada "tannino", que provoca mais ou menos sensação de adstringência. Os "chianti" são típicos da sua presença marcante. 

IV. Táticas
Efervescência na boca. 


*Uma outra propriedade ainda `a ser levada em consideração e' a "idade do vinho". 'E jovem? Maduro? Velho? Pronto? Depois de analisar todas essas propriedades do vinho em degustação, observamos os seus possíveis defeitos e as nossas sensações finais.

Lição # 3: Segundo Fabrízio Russo, a complexidade de um vinho esta na sua capacidade de transmitir-nos, a cada vez que o inalamos ou o degustamos, sempre uma nova sensação. Mas sobretudo, um bom vinho 'e aquele que possui as suas propriedades em harmonia, encontrando assim, o seu equilíbrio :)

***Para degustar um vinho: sirva um bom gole na ta'ca. Com a ta'ca parada, d^e uma boa inspirada dentro. Agora, gire a taca algumas vezes (o oxigênio intensifica o perfume e sabor), inspire-o denovo e tome um belo gole. Enxagúe a boca com o vinho pra ter certeza de que você ativou todos os sensores de sabores da sua boca (doce, salgado, amargo e azedo).  Curiosidades:

  1. Vinho branco não e feito só de uva verde....pode ser feito de uma roxa também. Exemplo: o champanhe.
  2. Mudança de temperatura altera as propriedades do vinho. Por isso, não deixar as suas garrafas expostas num verão de 35C e depois num inverno de 4C; procure uma estabilidade de temperatura pra obter o melhor do vinho (menos de 18C).
  3. Em 1963, foi criada a lei de DOC; vinhos com estas letras dizem que teem a sua denominação de origem controlada. Existem ainda o DOCG, denominação de origem controlada garantida. Mas, nem sempre isso significa que um vinho que não tenha esses acrônimos, não seja de qualidade boa. 'E preciso degusta-lo.
  4. As viagens pro Novo Mundo trouxeram, das Américas para a Europa, um flagelo que quase pois fim `as videiras européias. Mas, por sorte, descobriram como controla-la....e hoje as videiras estão a salvo! :)


Espero que tenham aprendido alguma coisinha com esta publicação, 

At'e a próxima,

M.R.

p.s. desconsiderem a acentuação gráfica (meu teclado não e configurado em português :( )

Um comentário: