sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Enogastronomia na Toscana - It'alia



Acabo de voltar de uma experiência enogastronomica inesquecível! Estive na região da Toscana por 3 dias ... foi sem duvida uma das viagens dentro da Itália mais belas que fiz. Tenho tanto pra contar que nem sei por onde começar ...

Falemos do lugar onde ficamos :) Por sorte, temos uns amigos que possuem um "casale" pertinho de Siena....tipo um agriturismo....daqueles da novela “Passione”, lembra? Perfeito! A cerejinha do bolo 'e que tínhamos a nossa casa privada h`a uns 2 Km da casa deles... total imersão na natureza toscana ...

Nossa casinha privada....


Vista 1

 Casa vizinha...#adoroasjanelas

 Nosso ninho de amor <3

 Acordava assim...

Nossos amigos nos receberam pra jantar em seu “casale” (a casa tem a estrutura e o teto ainda de 1300, com as paredes todas de pedras) ... uma beleza medieval! O MENU foi totalmente típico da região, incluindo “formaggi” (pecorino, parmigiano, etc), “salumi”, pães que a Lucy preparou com o seu “bimbi”  (um eletro dom'estico, que faz tudo! #wishlist), “donzelle” (biscoito frito típico toscano), mel de castanhas, geléia de amora e ricota de cabra...tudo feito ali mesmo!



Conhecemos “Siena”, “Volterra”, “Montalcino”, “San Gimignano”, e outras vilinhas medievais (viajando pela Itália de carro, você passa por muitas vilas antigas! Muito característico !! #amooo). Não fomos pra “Firenze” pois, já tínhamos ido antes e, dessa vez, o tour foi pelo “countryside” da Toscana (mas quem não foi `a "Firenze" ainda e estiver fazendo um tour pela Toscana, deve certamente inclu'i-la no seu itinerário!).

@Volterra

 olha os saiotes e a calcinha da "nonna" rsrsrs

@Siena


#fotoemprestada


"piazza" onde acontece a corrida

a "fonte que parla"

@Montalcino



@San Gimignano




#fotoemprestada


Vocês devem estar se perguntando "onde est'a parte gastronômica desta publicação?" Eu sei... massssss não podia deixar de mencionar as outras belezas dessa terra maravilhosa que 'e a Toscana.... Claro que passamos pelas regiões de vinho como o "Vernaccia", “Chianti” e “Brunello”....  estradas lindas, repletas de plantações e agriturismos! 'E exatamente aquilo que vemos na televisão, especialmente nas novelas como, “Passione”... um vinhedo ap'os o outro. Entre um “paese” e outro, parávamos em algumas “fattorias” para a degustação de vinhos, queijos e outros produtos típicos da região. Pouco bom tudo isso!?


#fotoemprestada

  #fotoemprestada

 #fotoemprestada

  #fotoemprestada






























 Vou ser sincera, não sou muito fan do vinho “Chianti”, prefiro o “Brunello” rsrsrsrsr. Eu sei que “Brunello” não  'e tão econômico ... mas que posso fazer? Gosto 'e gosto. Entretanto, os vinhos que gosto ainda mais são os do sul da Itália como o “Primitivo” e “Negro Amaro” (Puglia), e o “Nero D’Avola” (Sicilia). Esses vinhos são mais cosposos, de sabor mais intenso...possuem um perfume mais frutado... em geral, são ótimos para serem degustados sozinhos pois, não precisam da ajuda de um alimento para que os seus sabores venham descobertos... No entanto, o “Brunello” tem também algumas dessas características que descrevi `a cima....por isso esta entre os meus favoritos (as descrições acima são segundo o meu paladar).







Os agriturismos em Toscana são super aconchegantes e atraentes ... lugar perfeito para lua de mel (#sugestao!). Alem disso, são muitos deles! Mesmo sendo um a cada km, 'e sempre um novo encanto.... cada um com a sua magia! Uma outra coisa que notei, foi que as pessoas do interior toscano são mais simpáticos do que os italianos em geral.... eram todos muito disponíveis e educados :)

#agriturismos

















Dos restaurantes nas cidades, a maioria tinha “pasta” feita em casa. Todos com o menu repleto de     produtos típicos da região como “funghi”, “tartufo”, “pecorino”, coelho, “cinghiale”, e tudo regado de muito, muuuuuuiiito vinho! Um passeio enogastronomico para ninguém por defeito!!!!!




Salames, queijos, pancetta, mortadella, etc.


       diferentes queijos "pecorino"






 Antipasto 1

 Antipasto 2

Primo Piatto 1: Fagottini recheados de pêra e "pecorino" ao molho de açafrão

Primo Piatto 2: Gnocchi "ai funghi porcini" e "tartufo nero" (trufas pretas)

Secondo Piatto 1: Coelho ao Brunello/ Les Barriques




Melhor gelateria do mundo 2006/07/08/09 @Siena
Dondoli Gelateria 



 j'a que disseram que era o melhor "gelato" do mundo, eleito por 4 anos em seqüência... tive que prov'a-lo... mesmo depois do almoço! ps: n~ao achei assim grande coisa... a gelateria perto da minha casa em Roma e a melhor at'e hoje! #ilgelato



Típicos da Toscana

 pão forte: uma espécie de torrone com um monte de tipo de castanhas e frutas       secas....muuuuuuiiiitoooooo bom!


 pão doce com uvas passas

 biscoitos doce de amêndoas




 A maior e mais antiga ENOTECA ITALIANA @Siena. Estava fechado no dia em que fui :(

queijo pecorino toscano


pizzicheria 



enoteca / restaurante / mercadinhos de produtos típicos













Os nossos amigos/hostess nos aconselharam de comer em “Panzano” uma vilinha de em torno 1000 habitantes.... no restaurante /“antica macelleria”: CECCHINI Não imaginava que teria sido uma das melhores experiências gastronômicas já vividas nesta vida! Menos ainda que tanto o restaurante/açougue como o açougueiro fossem internacionalmente conhecidos! #publicacaoepecial com todos os detalhes em seguida! O açougueiro vai duas vezes ao mês em países estrangeiros ensinar o seu "mestiere", como convidado de honra ! Inclusive, ano passado esteve no Brasil, pelo SENAC escola de gastronomia .... (a mesma que farei a partir do mês de junho do ano que vem).


Dario dando aula no SENAC-SP

A famosa carne Fiorentina (nao e a bisteca inteira....aquela tem mais ou menos 1 kg)


Enfim, tive que selecionar muito pra não colocar todas as fotos e não escrever mais do que escrevi rsrsrs.... podia escrever por mais uma semana!!! Espero que vocês tenham gostado dessa publicação e que minhas experiências enogastronômicas sejam interessantes ao seu parecer!

At'e a próxima!

M. R. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário