segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cafe, cafe, cafe!!!!

Hoje, enquanto fazia uma caminhada pelo centro de Roma, fui tomar um cafezinho no Cafe Sant'Eustachio (aberto em 1938 e considerado o melhor de Roma!). Ali, tive uma idéia... resolvi fazer uma matéria sobre o CAF'E, que se tornou uma bebida t~ao popular e acessível nos dias de hoje mas, que at'e menos de um século atrás, era consumida somente pela elite.












Deixa eu lhes contar alguns fatos históricos sobre o caf'e (usei wikipedia como fonte de informação e que por sua vez usou outras fontes).


Sabiam que o caf'e tem sua origem no mundo árabe (alta Etiópia), em torno do século IX? Segundo uma lenda, um pastor percebeu que suas ovelhas se tornavam mais enérgicas depois de comer os frutos da planta. A palavra foi difusa e monges começaram a consumir a sua infusão para resistir ao sono enquanto oravam. E assim, o caf'e se expandiu primeiro pelo mundo árabe, e depois pelo resto do mundo.




Porem, foi somente no seculo XVI que o cafe foi torrado pela primeira vez, na Pérsia. O seu nome não e originário do nome da sua planta "kaffa" e sim, da palavra árabe "kahwah" ou "cahue" que significam "vinho", isso explica a sua importância no mundo árabe. 


Meados de 1570, o caf'e foi introduzido na Itália, mas foi na Inglaterra que a primeira casa de cafe foi aberta, em 1652. Dois anos, abriu-se uma na Itália e em seguida na Franca, onde se introduziu o ac'ucar no caf'e pela primeira vez. Da'i então, o cafe se expandiu pelos países baixos e, com o com'ercio marítimo das Companhias das Índias Ocidentais, pro Novo Mundo (continente americano). 





No Brasil, as primeiras plantações foram na região norte (1727). Mas foi na região sudeste (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) que os plantios tiveram mais sucesso (1800-1850). De fato, al'em do estado de São Paulo ter se tornado o estado mais ricos e politicamante influente,  o Brasil teve sua economia quase que totalmente baseada na produção de grãos de caf'e por este período.


Nas fazendas de caf'e do Brasil, primeiro trabalharam os escravos africanos e, posteriormente, foram os imigrantes europeus. Assim como, pela sua importância, o cafe ajudou a  trazer modernização para o Brasil, ele também trouxe um disagio para a economia brasileira. Com a valorização do cafe, o  Brasil começou a estoca'a-lo e a'i o seu preço subiu. Isso atraiu produtores extrangeiros no mercado a fazer concorrência com o Brasil. Durante 1931 a 1943, mais de 72 milhões de sacas de cafe foram queimadas para evitar que o seu preço caísse. Tudo isso foi um plano do governo brasileiro para que o caf'e não fosse reduzido a uma bebiba popular e acessível `a todos, que não somente `a elite. 




Entretanto, os estabelecimentos comercias foram consolidando o uso do caf'e na Europa e hoje ainda temos alguns estabelecimentos consagrados no tempo como por exemplo,

O "bar Nicola" em Lisboa, onde se encontravam políticos e escritores como Bocage



#eu estive la! eu e o Bocage :)

O "Virginia Coffee House", em Londres; 



o "Cafe de la Regence", em Paris, onde se econtravam Russeau, Voltaire, Dideroti e Richelieu.  




*estou indo pra Paris em dezembro, prometo ir no Cafe de la Regence, e contar tudo pra vocês!

Agora, vamos falar do caf'e nos dias de hoje? Como vocês puderam ver, o cafe não somente tem muita hist'oria mas também muitos modos para ser preparado....

...qual deles cafe você prefere?????


"Caffè espresso Caffè macchiato, Caffè schiumato, Caffè lungo, Caffè ristretto, Caffè corretto, Caffè nocciola, Caffè decaffeinato, Cappuccino, Caffè messicano, Caffè all'americana, Caffè shakerato, Caffè d'orzo, Marocchino, Mocaccino o Mokaccino, Caffè turco, Irish coffee, Jamaican coffee, Cafè du campanard, Cafè valdotaine, Altre bevande con caffè, Caffellatte, Caffè cortado, Latte macchiato, Caffé con Panna, Caffè doppio, Caffè freddo con ghiaccio, etc."...e ainda tem mais!!!




 O mais interessante 'e que se você vai `a qualquer "bar" (cafeteria) na Itália (e são milhões!), eles conhecem todos os modos de fazer caf'e! Melhor ainda 'e quando você v^e o lugar lotado, cada um pedindo um caf'e diferente e eles servindo todo mundo praticamente na hora! 'E por essas e outras que a profissão "barrista" não e fácil e deve ser muito respeitada! Afinal, são eles os responsáveis pelo nosso cafezinho cremoso, delicioso e desenhado quando vamos `a um "bar"! 'E mesmo uma obra de arte gastron^omica!







Achei esta descrição de "barista" pra vocês: 

"Nella filiera del caffè espresso la figura del barista ricopre una posizione molto rilevante. Il mestiere del barista richiede esperienza, abilità tecniche, conoscenze nella gestione, controllo e manutenzione dei prodotti e delle attrezzature predisposte per preparare un espresso italiano perfetto."       PlanetCoffee
Acho que o italiano aqui e muito similar ao português, da pra entender n'e?

Os tantos modos pra fazer o caf'e ainda não dizem tudo respeito `a sua versabilidade! Com o ele podemos preparar muitas outras guloseimas!! De doces como o tiramissu ou mousse, `a salgados como molhos ou carnes, o caf'e mostra-se um ingrediente importante na gastronomia não só como bebida mas também como espécie!


No Curso de Culinária "Davvero Cuocchi" do Gambero Rosso, n'os aprendemos um molho com raiz de alcaçuz, lavanda e cafe!!!  Assim como vocês do outro lado desse blog devem estar fazendo uma cara estranha, eu também fiz... e me surpreendi!


Bom, vou deixando esta matéria com algumas fotinhos de guloseimas de caf'e!
                                                                    At'e a próxima!


a famosa granita de cafe com chantilly!

creme de caf'e!

Tiramissu!

Coffee cake!

Caf'e afogado com sorvete e licor!

creme bulee de caf'e

3 comentários:

  1. Adorei esse post Ma... vou fascinada e viciada em café e é sempre mto bom saber mais, sem falar no charme que são as cafeterias, europeias principalmente, parabens pelo blog!!! bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fla, fico feliz q tenhas gostado. E legal saber que minhas publicacoes tem uma audiencia ativa e reciproca, sinal que e interessada :)
      Fica atenta aqui, que amanha vou fazer um jantar em casa e depois vou publicar tudo! ahhhh.... e a sobremesa sera um brigadeiro de colher de CAFE!!!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir