sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tomates secos feitos em casa!!!

Essa receitinha e fácil e bemvinda!!!

Sempre quis fazer esse famosos tomates secos da tia Mariana! São verdadeiramente saborosos!

Normalmente, os tomates secos industrias são ácidos e duros. Fazendo em casa, você tem a escolha de desidrat'a-los mais ou menos, para ficarem mais macios (menos desidratados) ou firmes (mais desidratados).

O processo de desidratação 'e lento mesmo... leva em torno de 3 a 4 horas. Aconselho fazer uma boa quantidade, afinal, 'e sempre bom ter uns tomatinhos secos na geladeira para um risotto, uma salada, um sanduíche, uma pizza, uma bruschetta, etc.

Vamos l'a então!?

Compre os tomates bem maduros; gosto de sentir o cheiro das frutas e verduras antes de compr'a-las pois o odor tem tudo a ver com o sabor .... :)

Se médios, corte-os pela metade. Se grande, corte-os em quatro. Retire a polpa com o auxilio de uma colher e a reserve para um molho de tomates caseiro...quem  sabe para a PIZZA? hummmmm

Coloque essas partes numa tigela e salpique sal grosso e açúcar para o inicio da desidratação e redução da acidez.

Deixe-os assim por uma hora. Acrescente azeite e vá colocando as partes na forma untada com azeite e papel manteiga (ponho at'e papel alumínio para evitar de sujar e ter que lavar mais louca! rsrsrs) da forma como 'e mostrada na foto abaixo.

Asse `a fogo baixo e lentamente (+ - 3 horas a 100C).

Retire-os, espere-os esfriar e coloque-os em um recipiente com tampa. Se você coloc'a-los "sotto'lio" (expressão usada na Itália pra dizer que o alimento fica coberto pelo azeite, e assim, mais conservado) durarão mais tempo. Caso você prefira uma coisinha mais light, dever'a consum'i-los em poucos dias.

Alem do azeite, eu ponho cebola e e salsinha picadas, alho, pimenta do reino e manjericão.

Fica difícil não comer tudo num dia só!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário